Por unanimidade, STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro

Por unanimidade, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) manteve, nesta segunda-feira (24), a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O caso é analisado em plenário virtual, modelo no qual não há discussão entre os ministros, e se estenderá até as 20h para registro de votos. Até lá, os ministros podem alterar seus votos, se assim desejarem. 

Siga a CNN Brasil no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

A Primeira Turma é composta hoje por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. 

Os votos dos ministros

Primeiro a se manifestar, Moraes defendeu a manutenção da decisão. Segundo o ministro, Bolsonaro é “reiterante” no descumprimento de medidas cautelares e violou de forma “dolosa e conscientemente” a tornozeleira eletrônica.

O ministro menciona ainda que o ex-presidente confessou ter mexido no equipamento, evidenciando um “cometimento de falta grave, ostensivo descumprimento da medida cautelar e patente desrespeito à Justiça”.

Em voto, Dino também mencionou a violação da tornozeleira e a convocação da vigília por parte do filho do ex-presidente. Disse ainda que as fugas recentes de aliados (como Carla Zambelli, Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro) evidenciam “profunda deslealdade com as instituições pátrias”.

Sobre a vigília, Dino argumenta que grupos de apoiadores do ex-presidente frequentemente atuam de forma “descontrolada”, aumentando o risco de violação de propriedades, de confrontos e de repetição dos atos vistos no 8 de janeiro, inclusive com bombas ou armas. Segundo o ministro, mesmo a casa do ex-presidente poderia ser invadida, o que colocaria em risco policiais e moradores.

“Se os propósitos fossem apenas religiosos, a análise poderia ser diversa, mas lamentavelmente a realidade tem demonstrado outra configuração, com retóricas de guerra, ódios, cenas de confrontos físicos etc”, afirma Dino.

Entenda

Moraes decretou a prisão preventiva do ex-presidente na madrugada de sábado (22). A violação da tornozeleira eletrônica e a vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pesaram para a decisão, já que, para Moraes, indicavam planejamento de fuga.

Em manifestação, a defesa de Bolsonaro afirmou que a violação da tornozeleira foi episódio de “confusão mental”, supostamente provocado pela interação indevida de medicamentos para soluços.

Na audiência de custódia, Bolsonaro disse ter acreditado que havia uma “escuta” instalada na tornozeleira e tentou abrir apenas a tampa do dispositivo, e não removê-lo. A defesa sustenta que o vídeo entregue pela Seape confirma a fala arrastada e confusa do ex-presidente e indica um comportamento “ilógico”, incompatível com tentativa de fuga.

Os advogados também afirmam que, mesmo que o equipamento parasse de funcionar, Bolsonaro não teria condições de deixar sua residência, que é monitorada continuamente por policiais federais e fica em um condomínio fechado.

Desde sábado, Jair Bolsonaro está preso em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Related Posts

BOMBAZO JUDICIAL: Audios de magistrados del Supremo revelan que el fallo contra el fiscal general ya estaba decidido días antes de hacerse público, desatan sospechas de filtraciones internas, maniobras políticas y una grave crisis de credibilidad en la cúpula judicial.HH

No te pierdas el video completo, está en los comentarios  La credibilidad del Tribunal Supremo atraviesa uno de sus momentos más delicados tras la difusión de nuevos…

A impressionante história de superação de Luísa Castel-Branco: da falta de afeto na infância, aos abusos, até à relação indestrutível com os filhos

É a própria que o conta. Da falta de carinho dos pais e das situações de abusos que marcariam para sempre a sua relação com os homens,…

“¿Qué pasaría si Cataluña se declara independiente… y nadie está preparado para lo que viene después?” Todo parece una discusión remota… hasta que surge el escenario más improbable. Un gesto, una firma, una declaración inesperada, y el equilibrio político de España podría tambalearse en un instante. Los expertos hablan de un “cambio de guion” que nadie quiere admitir públicamente.

Catalυña Iпdepeпdieпte: υп Esceпario Hipotético qυe Revela las Teпsioпes Sileпciadas del Estado Español. Eп España, pocas cυestioпes despiertaп taпta iпteпsidad emocioпal y taпta complejidad iпstitυcioпal como la…

Salen a la luz los mensajes de WhatsApp entre Pradas, Mazón y su jefe de gabinete…Todo empezó con un simple intercambio de mensajes… pero lo que contenían cambió el tono de toda la historia. Cuando se revelaron las conversaciones, muchos se quedaron en silencio, intentando procesar cada detalle. Lo que parecía rutinario escondía matices que nadie había mencionado en público. Y justo al final, en la última línea del chat… aparece algo que abre más preguntas que respuestas.

Eп otros meпsajes qυe haп salido a la lυz, el eпtoпces jefe de gabiпete de Mazóп llegó a pedir a Pradas a las 19:54 del día de…

Francisco Monteiro vítima de “grupos organizados”: “Condiciona totalmente a minha vida”

Fraпcisco Moпteiro fez υm seпtido desabafo, пas redes sociais, пa пoite da passada qυiпta-feira, dia 4, relacioпado, precisameпte, com as referidas plataformas digitais. “Qυeria fazer em vídeo mas…

Maria Sampaio abre o jogo sobre rutura com Gonçalo Cabral: “Eu com contrações e ele a jogar no telemóvel”

Talita Formagio, cυjo perfil de Iпstagram se debrυça sobre qυestões ligadas a relacioпameпtos, fez receпtemeпte υma pυblicação qυe deseпcadeoυ υma reação de Maria Sampaio. “Traição machυca. Brigas são…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *