Morto em casa! Quem era o cientista português que foi assassinado nos Estados Unidos

Nuno Loureiro era natural de Viseu, casado e pai de três filhas.

A notícia do morte de Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), está a chocar quem conhecia de perto o cientista português. Com 47 anos, o físico foi assassinado a tiro na sua própria casa, em Boston, nos Estados Unidos.

O crime aconteceu na noite desta segunda-feira,15, segundo meios de comunicação local. A notícia da morte foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. Ao que se sabe o investigador foi baleado em casa, na Gibbs Street, tendo sido atingido três vezes, segundo os meios locais

Nuno Loureiro ainda foi levado para o Centro Médico Beth Israel, naquela cidade dos Estados Unidos, para receber assistência, mas não resistiu aos graves ferimentos. Natural de Viseu, o físico era casado e deixa três filhas. 

Antigo aluno do Instituto Superior Técnico (IST), a investigação de Nuno Loureiro focava-se em física teórica e nas suas aplicações na fusão. Sendo um investigador de referência, dirigia o Centro de Ciência do Plasma e Fusão do MIT desde maio de 2024.

Segundo a página do MIT na internet, Nuno Loureiro tinha “um interesse ativo em vários aspetos fundamentais da dinâmica do plasma magnetizado, tais como reconexão magnética, geração e amplificação de campos magnéticos, confinamento e transporte em plasmas de fusão e turbulência em plasmas fortemente magnetizados e fracamente colisionais”.

Related Posts

Emma García reacciona así a la denuncia de Lolita a los insultos por su ideología: “Yo no he llegado a ese límite”.

Lolita Flores ha sido la última famosa en explotar contra quienes, amparándose en el anonimato de las redes sociales, la insultan por su ideología política e incluso por…

Manu Sánchez (40), humorista de Canal Sur, pone en su sitio a Feijóo tras su polémica sobre los andaluces.

La política española, en plena era de la sobreexposición mediática y la comunicación instantánea, se ha convertido en un terreno donde cada palabra, cada gesto y cada…

Luciana Abreu mostra-se no hospital: “Entrada triunfal na urgência da pediatria”

Lυciaпa Abreυ viveυ υma semaпa atribυlada, eпtre momeпtos de mυita alegria e oυtros mais difíceis, eпtre eles a ida ao hospital com υma das filhas gémeas. “Isto realmeпte…

José Condessa faz emotiva despedida: “Mantém-nos vivo o sonho”

A пovela “Amor à Prova” aiпda пão se estreoυ, mas as gravações já chegaram ao fim. Nesta sexta-feira, dia 19, José Coпdessa assiпaloυ o adeυs à trama com υma…

Francisco Macau vive pós-operatório “muito difícil”: “Melhores dias virão”

Fraпcisco Macaυ foi operado, receпtemeпte, a três hérпias – dυas iпgυiпais e υma abdomiпal. A eпfreпtar υm período de recυperação, o persoпal traiпer reveloυ como está a ser este momeпto….

A forma como a polícia conectou a morte do físico ao ataque na Universidade de Brown

Nυпo Loυreiro foi baleado à porta de sυa casa пa passada terça-feira, 16 de dezembro, em Brookliпe Street, Bostoп, Estados Uпidos. A polícia iпicioυ υma iпvestigação aprofυпdada…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *