O grito de alerta do ator Joel Branco que toda a gente ignorou. Como a falta de trabalho o atirou para uma situação limite

Há três anos, ator tinha desabafado que os dias se estavam a tornar demasiado duros, perante a ausência de propostas de trabalho e uma situação de esquecimento. Sem que nada se tivesse alterado, Joel Branco viu a sua saúde agravar-se e mostra-se agora cada vez mais vulnerável. Bastante sozinho, está debaixo da mira da Casa do Artista, que acompanha o caso do ator há meses.

Em 2022, o ator Joel Branco não calava a sua tristeza. Em entrevista a Manuel Luís Goucha, lamentava o quanto se sentia esquecido, com saudades de representar, e numa situação limite que o deixava com demasiado tempo livre para se confrontar com o facto de o telefone já não tocar com propostas de trabalho, tendo caído numa situação de esquecimento que o magoava.

“À medida que um tipo vai envelhecendo, eles acham que nós vamos perdendo qualidades, mas perdemos umas, mas ganhamos outras”, disse o ator, garantindo, no entanto, que se recusava a mendigar por trabalho.

“Não telefono para ninguém a pedir trabalho, vou estando em casa à espera que me digam alguma coisa. Eu adoro representar (…) Tenho feito um esforço muito grande para não endoidecer, mas não é fácil. Às vezes. ponho-me em frente ao espelho e insulto-me para não endoidecer”, disse, numa situação que já se vinha a agravar há anos, e que gerou revolta quando, em 2021, o trabalho que lhe foi entregue foi um papel menor na novela ‘Amor, Amor’, da SIC.

“Que vergonha, SIC. Dar um papel de figurante a um ator como Joel Branco numa novela. Nem uma frase? Um suspiro? A SIC deve estar pobre”, atirou na altura o amigo Carlos Quintas.

Joel Branco

Passaram-se mais de três anos, Joel ainda foi, então, convidado para uma peça de teatro, mas a verdade é que a situação pouco ou nada se alterou para o ator, que aos 80 anos fez soar todos os alarmes, com os vizinhos a demonstrarem a sua preocupação com o caso do artista, que apresentaria cada vez mais sinais de problemas relacionados com a saúde mental, o que levou a que fosse, inclusive, apresentada uma queixa nas autoridades para que Joel Branco fosse sinalizado, uma vez que não revelaria ter qualquer apoio da parte da família, sendo que o episódio limite aconteceu quando o ator teve de ser hospitalizado, nos últimos dias.

O caso foi revelado pelo ‘Correio da Manhã’, pela voz de uma utente que, ao acompanhar a mãe às urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada, se teria deparado com Joel Branco sozinho e alheado na mesma unidade de saúde. Ao conversar com o próprio, chegaria à conclusão de que Joel Branco estava sozinho e em situação de abandono familiar, o que a levou a alertar para a gravidade do caso.

A Casa do Artista, dirigida por José Raposo, e que acolhe artistas portugueses que, de alguma forma, precisem de ajuda, ou estão em situação de vulnerabilidade, recebia então dezenas de alertas sobre a situação de Joel Branco, pelo que, assim que o ator teve alta hospitalar, entrou imediatamente em contacto com este. 

Através de um comunicado, afirmou estar a acompanhar o caso, sugerindo mesmo haver algum envolvimento por parte da família de Joel Branco.

“Face às várias questões e contactos que nos têm chegado relativamente ao ator Joel Branco, a Direção da Apoiarte – Casa do Artista considera importante prestar um esclarecimento e agradecer a atenção e a preocupação demonstradas. Informa-se que o internamento hospitalar de Joel Branco foi acompanhado por membros da família em articulação com a equipa médica, e desde há muitos meses que a Casa do Artista segue atentamente a sua situação tendo sido efetuadas diligências por parte do Presidente da Direção, José Raposo, e equipa técnica da Casa do Artista”, começa por ler-se na nota.

O comunicado afirma ainda que Joel está a receber “o devido acompanhamento” e que “a Casa do Artista continuará a acompanhar o seu estado, em articulação com a família” com o objetivo de encontrar “uma solução que melhor sirva o cuidado humano e de saúde” do ator. 

Segundo a The Mag apurou, a Casa do Artista encontra-se, neste momento, com lotação esgotada e lista de espera, no entanto todos os pedidos que chegam merecem o olhar atento do diretor José Raposo, que presta apoio a colegas em situação de vulnerabilidade. 

Related Posts

Detida mulher suspeita de matar ama que estava desaparecida na Amadora

Um mulher, de 43 anos, foi detida na noite desta quinta-feira, por ser suspeita de ter matado Lucinete Freitas, a ama brasileira que estava desaparecida desde o…

Portugal em lágrimas: morreu Martim

Portυgal acordoυ mais pobre e com o coração em pedaços. Martim, o meпiпo de apeпas 12 aпos qυe tiпha emocioпado milhares de pessoas ao sυrgir пo programa…

BOMBAZO “VARAPALO AL JUEZ PEINADO” TRIBUNAL TUMBA CASO BEGOÑA GÓMEZ ACTUACIÓN JUDICIAL.

El caso Begoña Gómez: El juez Peinado desimputa al delegado del Gobierno y la justicia desmonta la ofensiva política. El pulso judicial en España vuelve a situar…

 TRAGÉDIA INTERNACIONAL: AGENTE PSP DÉLIA LOPES, 38 ANOS, MORRE SUBITAMENTE NO AEROPORTO DE ENTEBBE A CAMINHO DE MISSÃO DE PAZ DA ONU NO SUDÃO DO SUL! 

Délia Lopes, υma ageпte portυgυesa da PSP, de 38 aпos, morreυ tragicameпte пesta sexta-feira, 11 de oυtυbro, пa cidade de Eпtebbe, пo Ugaпda, oпde estava a fazer…

“NO TENÉIS HUEVOS”: NACHO ABAD EXPLOTA CONTRA el PSOE por HABERLE DENUNCIADO.

Agentes de igualdad: entre la reivindicación feminista y el debate sobre el intervencionismo estatal. La reciente decisión del Gobierno de España, liderado por el PSOE, de crear…

DEPOIS DE TUDO O QUE ELA LUTOU…”

“DEPOIS DE TUDO O QUE ELA LUTOU…” — Portυgal iпteiro sileпcioυ qυaпdo a família de Âпgela Pereira aпυпcioυ iпesperadameпte a triste пotícia qυe partiυ milhões de corações….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *